DSE

Bem-vindo ao Departamento de Sistemas e Energia (DSE) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

O DSE congrega docentes e pesquisadores das áreas de conhecimento de controle de sistemas e processos, de sistemas computadorizados para a análise e aplicações do controle, de sistemas de energia elétrica, do controle e da conversão da energia elétrica e da eletrônica de potência.

Essas áreas convergem, com a introdução massiva de sensores e sistemas de comunicação, para o crescente grau de automação que se dá em instalações residenciais, comerciais e industriais, bem como nas redes elétricas. Neste contexto, o desenvolvimento de modelos matemáticos e aplicação de técnicas de otimização ganham extrema importância para o pleno conhecimento e ajuste dos sistemas em ambiente de planejamento ou de operação.

Há mais de um século o conhecimento científico que permite o uso da energia elétrica se consolidou, mas vemos dia a dia, o surgimento de novas alternativas tecnológicas associadas ao uso da energia elétrica numa escalada impressionante.

Cada vez mais os engenheiros precisam incorporar os recursos energéticos de forma econômica, confiável e limpa, aumentando a capacidade dos sistemas. Concomitantemente, surgem novos problemas para a operação e o controle dos sistemas de conversão e suprimento de eletricidade. Amplia-se o elenco das aplicações nas mais diversas áreas como medicina, biologia, informática, transporte, etc., envolvendo problemas cada vez mais complexos e desafiadores.

A eletricidade é a forma de energia mais facilmente produzida, transportada e convertida. Sua geração por meio de fenômenos naturais, tais como o fluxo dos rios ou o vento, a incidência solar, ou mesmo os movimentos das marés, se realiza com uso de recursos tecnológicos modernos, minimizando impactos ambientais.

Conheça as páginas do nosso departamento!